Capítulo 01

Que bom ter você aqui! Este vídeo te ajuda a compreender melhor os assuntos que tratamos na introdução

Do mais velho ao iniciante, quem deve explicar a Umbanda é o umbandista! 

Conheça a Vivência Online que te ensina a colocar em prática tudo que aprendeu no livro comigo

Preencha com seus dados abaixo e entre para a lista de espera da próxima turma!

[activecampaign form=79 css=1 ]

Participe da discussão

119 comentários

  1. É com grande prazer fazer a leitura deste livro, aonde revivo os ensinamentos do curso médium de terreiro turma 1.
    E onde reaprendo por mais uma vez.
    Corrigindo, aprendo ainda mais! Gratidão

      1. Acho que o primeiro livro que que estou lendo com a alma, não sei explicar ainda o pq, algo me chama para a umbanda….

    1. Meu primeiro livre depois de 1996, não sou habilito a leitura mais preciso me dedicar ao estudo e estou gostando desse livro.

    2. Estou gostando muito do livro. Essa interação entre a leitura e o vídeo auxilia muito no aprendizado. Saravá sua banda!

  2. Nossa estou me sentindo em um” trabalho de parto”.ansioso. dúvidas. Me descobrindo mas com muita fé .
    Aos 60 anos me sentindo uma criança no banco da primeira série.
    Gratidão pai Rodrigo.
    E a Carol. ( já a chamo de madrinha)
    Luz e paz à toda equipe.
    Alcemar

    1. É com grande alegria que iniciei e li esse primeiro capítulo, fiz mediunidade Beta, Médium de Terreiro 1 e agora fazendo o 2, e cada vez mais sinto que minha sede de saber aumenta ainda mais, como diz o livro fui uma dessas médium que buscou insistentemente o saber de minha mãe de santo, porém ela sempre respondia; que não ensinava nada a ninguém, pois sua mãe de santo também nunca a ensinou, e como pai Rodrigo descreve é desolador e muito decepcionante, pra mim o que me salvou e ainda me salva são os estudos da Umbanda EAD, com pai Alexandre Cumino e pai Rodrigo Queiroz, o qual parabenizo pela iniciativa e a coragem de Criar o curso Médiuns de Terreiro. Só Gratidão! 🙌🙌🙌❤️❤️❤️

      1. Aprendo muito com esses estudos, fora que a Carol me ajuda muito nas dúvidas. Essa leitura é tudo pq quando estamos buscando ajuda os dirigentes nos deixar mas em rolados do quer quando chegamos com as perguntas.

    1. Boa; desde sempre fui incentivado a desenvolver minha mediunidade, óbvio, depois de ser percebido ou eu comentar, porém sempre tive dificuldades de encontrar um caminho, mas por intermédio de acontecimentos e outros, tomei coragem e fui conversar com uma vó, que mais uma vez fui orientado a estudar, daí quando pesquisei por; mediunidade na umbanda me veio o seu título, como tenho Kindle e acho mais prático, foi um encontro quando li a introdução, me identifiquei com o exposto.
      Ps: está sendo muito a leitura.

  3. Parabéns pela iniciativa de um modelo de livro inovador.
    Como sempre conteúdo que agrega conhecimento e incentiva o estudo dessa nossa religião.

  4. Adorei essa abertura para atualizações.
    Tecnologia é o nome do pai Rodrigo Queiroz.

    1. Olá boa tarde. Comprei há poucos dias,e estou adorando, é realmente um estudo. É maravilhoso,no final do capítulo,vê saindo do livro,e assistir vídeo. Parabéns só escritor Rodrigo e toda equipe. Um verdadeiro presente para nós.Que estamos em desenvolvimento e surge dúvidas e não sabemos. Só gratidão. Tem outros livros?

  5. Primeiro capítulo concluído com sucesso e com muita alegria darei continuidade aqui.
    Obrigada por esclarecer o sentido da Umbanda, não é preocupação converter ninguém e sim refletir e difundir seus fundamentos.

    1. Estou chegando agora para aprender a umbanda, e no primeiro capítulo já senti, que, vou aprender muito com esse livro multiplataforma, gratidão pelo conhecimento.

  6. Adorando a interatividade 🥰 e cada página do livro!
    Umbanda é liberdade do espírito, autonomia! Qualquer coisa que vá ao contrário disso, descaracteriza nossa umbanda! 💜💐Gratidão!

  7. Amando a leitura… Só agora pude acessar o vídeo, sensacional essa interação… Meu livro está vivo!!! 💖

    1. Olá Rodrigo.
      Você foi astuto pela escolha desta interação com os leitores. Li esta primeira introdução e aguardo que as respostas de suas próprias perguntas, que também são minhas, sejam sanadas no decorrer da leitura. Caso não entenda algo, posso perguntar por aqui? Um abraço carinhoso e parabéns pela dedicação a essa obra.

  8. Estamos num novo momento. Isso é gratificante. Fui abençoada em conhecer a umbanda antes mesmo de vestir branco( que será no dia 16 próximo!). Ver a umbanda desta forma, como vc mostra, está fazendo muita diferença pra mim comparado a tudo que ouvi até hoje. Olorun é inteligência, é movimento! A didática deste livro é maravilhosa,não ficando presa às letras…Incrível, Pai Rodrigo…Parabéns!!!

  9. Fiquei surpresa com um vídeo para refletirmos sobre o assunto. O que deve acontecer, pois temos que assimilar e buscar a aplicação do conteúdo. A possibilidade de discutir sobre o tema com o autor é inovador e um presente.

  10. Com muita vontade de aprender mais e mais sobre nossa amada Umbanda, muito obrigada por tanta dedicação umbanda EAD e Rodrigo Queiroz 🙏🏽🥰

  11. Muito legal o convite para reflexão! Até que ponto estamos pela espiritualidade,até que ponto estamos pelos caprichos de dirigentes?!
    Saravá e Gratidão!!

  12. Acabei de receber meu livro. Ansiosa para começar a leitura.
    Eu Amo minha Umbanda e estou sempre querendo conhecer e aprender mais sobre ela.
    Gratidão Pai Rodrigo por mais esse meio de aprendizado/conhecimento.

  13. Tentei comprar online mas tinha se esgotado.
    Achei 1 exemplar na livrarias Curitiba, liguei e reservei… só que eu fui buscar… heheh
    Parabéns pelo novo livro e curti muito essa parada tecnológica.
    Oxalá abençoe sempre você Pai Rodrigo.

  14. Que alegria estar aqui, iniciando minha leitura e fazendo parte dessa nova proposta, que maravilhoso!!! Parabéns pelo seu trabalho e especialmente por esta obra!!! Gratidão, Axé, Saravá!!!

  15. Saravá a todos! Gosto muito da forma que Pai Rodrigo se expressa, reflete, questiona, e ensina. Sua forma de discorrer sobre os assuntos, tanto nos livros quanto nos vídeos, é facilmente compreensível e mesmo assim profundo. Seu humor inteligente e sagaz me fascina rsrsrs Gratidão por mais essa obra, está sendo incrível compartilhar desse momento de interação. 🙌🏻 🙏🏻🤎💜

  16. Terminei o primeiro capítulo e posso dizer que já me sinto uma outra pessoa. Gratidão Rodrigo por compartilhar conosco todo seu conhecimento e mais ainda por apresentar um livro atrativo, cheio de tecnologia. Muito Axé para você!

  17. Axé
    Gratidão por tanto ensina
    Cada página,cada vídeo ,cada estudo
    Me conecto mais .
    Saravá

  18. Empoderamento! Só tenho a agradecer ao pai Rodrigo por tanto conhecimento compartilhado a essa comunidade linda. Viva a Umbanda! Saravá 💚

  19. Esse livro com toda certeza é o melhor presente que ganhei nesse meu momento de vida. Muito Axé pra você! E que continue nos abençoando com tanto conhecimento ! ✨💃🏽

  20. Rodrigo. Já te acompanho a muitos anos. Tanto vc qto o Alê, bem como a equipe do EAD já fazem parte da minha jornada há anos. Mas, nesse momento estou me surpreendo com tantas informações. Talvez por ter mudado o meu olhar para religião de Umbanda ao afirmar: é isso que quero para “meu” terreiro e para minha comunidade. Sou sacerdote ainda engatinhando e isso que quero passar para a minha comunidade. Gratidão por essa literatura rica em conhecimentos sem os dogmas e os aprisionamento que vivi em 25 anos de terreiro. E bora lá debruçar nessa leitura. Sonia Marques de S.P.

  21. Sentindo-me grata. Meu livro chegou hoje, já comecei a ler e me ver representada. Estudar, conhecer, refletir, é o caminho para sermos mestres de nós mesmos. O aprendizado é infinito, constante, não cessa, mas com certeza o Umbanda EAD está contribuindo grandiosamente com o novo olhar que trago hoje sobre a Umbanda, seus rituais e incorporações.

  22. Parabéns Pai Rodrigo por essa obra de arte literaria, revolucionando a Umbanda e o jeito de fazer Umbanda , maravilhoso legado hem Pai! ameiiii está tecnologia toda e estou amando a leitura.

  23. Que prazer ler este livro!! Ver a umbanda sendo explicada de forma tão simples, coerente e, melhor ainda, podendo participar desse momento é algo incrível!! Que possamos de fato fazer parte dessa história, não só lendo e aprendendo mais a cada dia, mas ajudando a transmitir esse conhecimento.
    Gratidão Rodrigo!!!! Que teus guias e mentores te inspirem cada dia mais pra que continues tua caminhada!!
    Axé
    Sarará

  24. Que livro maravilhoso, estou incluindo na umbanda, e é tudo muito novo para mim, a introdução diz tudo oque venho vivenciando. Obrigada pai Rodrigo! Sarava! Axé!

  25. Gratidão por compartilhar tanto conhecimento de uma forma fácil de entender. Pois sempre quis saber mais sobre umbanda mas é tanta enigmas, que dá medo.. assim fica fácil a compreensão, a desmistificação que só algumas pessoas são especiais, que podem ser isso ou aquilo. É importante saber que de toda a forma ela leva cada um ser e fazer seu melhor. Tudo leva a um único Deus, de amor bondade.

  26. Olá pai Rodrigo, gratidão pelo ensinamento estou adorando essa dinâmica do livro axé 👏👏🙏

  27. Explendido o método de ensino , verdadeiramente uma plataforma de ead e dessa religião que tenho buscado entender e criando um vasto crescimento espiritual e intelectual , gratidão 🙏

  28. Olá Rodrigo
    Já acompanho você é Alexandre pelo Instagram e fico grata pelo que ouço e agora faço essa leitura.
    Tenho um
    Grupo espiritual em
    Salvador que faço a liderança a 11 anos, meu princípio sempre foi o estudo e a troca ou grupo.
    Quando
    Você fala sobre o objetivo das entidades não ser falar sobre a religião e o aprender sobre ela não significa que ela não as faça ne isso ? Ouço muito as minhas e oriento aos que acreditam no meu trabalho a buscar sua verdade e amor! As entidades me ensinam muito. Normal termos essas dúvida agora a partir dessa leitura 😩 acreditava que eles dariam respostas a muitas questões . Estou errada ? Grata pela oportunidade !

  29. Adorando essa minha nova jornada, apesar de ser um umbandista novo me sinto pertencente a essa corrente a muito tempo e que esse livro possa abrir ainda mais minha mente para aprender e e me um futuro poder reproduzir todo o ensinamento obtido.

    SARAVÁ!

  30. Aqui estou eu nessa linda e rica jornada. Eu que muitas vezes me senti inútil por não incorporar, hoje a espiritualidade me mostra que tudo o que precisava era tempo e conhecimento.
    Que através dessa leitura, eu possa compreender e colocar em prática no meu dia dia.
    Gratidão!!!

  31. Que coisa linda esse livro Pai Rodrigo. Parabéns, vc sempre inovando, dá gosto de ver…isso me motiva muito e sempre a ampliar cada vez mais meus conhecimentos e questionamentos.
    Gratidão, Axé, Saravá 🙏✡️🥰

  32. Alguém me trouxe esse livro ontem da bienal da Bahia. E embora seja novato no desenvolvimento mediunico da Umbanda, não gosto de me cerrar em “tradições ” e não me agrada em nada um modelo de religião que me coloque em uma caixa como todo o sistema tenta fazer, então tenho apreciado as primeiras leituras deste livro. Saravá. Axé!

  33. Bom dia !! Estou em busca de conhecimento, algo real no campo da espiritualidade.
    Este livro mostra esclarecimento,quem sabe é o caminho que ainda ñ encontrei…

  34. Parabéns pai Rodrigo, que obra interessante… interativa. Amei e como diz o terreiro onde frequento, o CUMOA- Salvador, a Umbanda é amor, puro amor. Obrigada. Axé

  35. A umbanda é libertadora! Muito importante a colocação sobre a libertação que a umbanda propõe quando assume a responsabilidade pela evolução do ser! Fascinada pelo conhecimento, descortinei o meu olhar para a visão teológica da umbanda e a necessidade de se incutir no terreiro, ou nos “diferentes terreiros” a formação teológica da umbanda e sua missão na terra.
    Gratidão!

  36. Nascida e criada em berço evangélico, há 5 anos me vi num deslumbre do primeiro impacto com a umbanda, mas confesso que depois de visitar vários terreiros eu nunca me encontrei em nenhum. Sou médium de casa, ha alguns dias me deparei com o estudo da Umbanda EAD e cai na graça de morar perto do ICA, pai seu trabalho e ensinamentos são lindos. Gratidão pela obra, estou maravilhada por achar respostas a tantas perguntas q me tiravam o sono !

  37. Axé muito bom esse estudo da Umbanda EAD já frequento o terreiro mais ou menos 7 anos e fui avisado pelo guia que chegou minha hora de trabalhar aí vem o medo as dúvidas esse livro está sendo muito bom para minha caminhada no desenvolvimento espiritual obrigado axé.

  38. Nascida em berço espírita, está sendo realmente um renascimento, despir-se de crenças. Gratidão por tanto conhecimento compartilhado.
    Aguardando o início do curso 03/23.
    Saravá

  39. Estou muito feliz em estar pronto para ter acesso a este livro!
    Estou vivendo um processo bem intenso, porém mágico, gratificante na minha espiritualidade.
    Estou me tratando desde o ano passado com o Santi Daime em uma casa de muito respeito e amor, que tem diversas religiões.
    Foi lá que fui mudando a minha visão sobre a Umbanda. E hoje estou iniciando a leitura deste livro para buscar o que é meu, o que tenho de direito sendo filho do Pai!
    Ao autor, sinta-se abraçado meu irmão! Obrigado pelo presente e por vc ter aceito o chamado 🙏🏻❤️

  40. Saravá Umbanda! E finalmente leio e ouço o q me faz sentido sobre essa caminhada chamada UMBANDA que aprendi a amar e que me faz querer a cada momento, saber mais e mais. Apenas na introdução e capítulo 1 e já senti o que significa UM, todos em um, VERDADE. Pq somos todos um buscando descortinar nossos sentidos e conhecimentos, desmistificando e entendendo cada rito, cada procedimento, cada energia q lidamos. Obrigada meu Deus, por me mostrar essa luz e assim me aliviar a agonia do “tem q ser assim”. Axé Pai Rodrigo Queiroz! Axé !!!

  41. Sou iniciante sou apaixonado pela umbanda e tudo que ela representa,e grata pelas mudanças que aconteceu comigo,pai Rodrigo gratidão pelo seus ensinamentos

  42. É com grande alegria chegar até esse livro, muitas dúvidas , e vontade de aprender sobre a umbanda, sinto em meu coração que estou no caminho certo, como diz no começo da leitura, muitas crenças que nos prendem, e estou anciosa para aprender, pois acredito na liberdade ,e sinto que vou aprender muito com vcs. Anciosa por conhecimento, há pouco tempo meu coração se encheu de desejo em procurar aprender, estudar, grata Rodrigo , sua voz é um bálsamo,e suas explicações são fácies de entender, super claro e objetiva, estou na primeira carteira da sala de aula, sem pestanejar…. Feliz da vida🙏🏻

  43. Encantada por essa forma de disseminar o conhecimento da Umbanda. Ótima ideia, seguirá atualizando e se renovando. Ansiosa para ler o restante do livro. Saravá!

  44. Estou me iniciando na Umbanda e antes mesmo que eu venha a começar a me desenvolver, por recomendação do preto velho estou buscando a aprender mais sobre a religião e as literaturas estão sendo importantes para meu crescimento. Gratidão!

  45. Salve meu irmão na fé, benção trocada…
    Um Saravá fraterno de Umbanda à todos que lerem esse comentário.
    Sou Umbandista à 37 anos, no momento dirigente do Centro de auxílio espiritual Filhos de Aruanda aqui na cidade de Ribeirão preto SP à 17 anos… É com muito orgulho e alegria que venho fazer parte deste movimento pioneiro dentro de nossa realidade, e como eterno aluno que sou busco estar antenado ao que edifica, eleva e constrói bases sólidas de compreensão e entendimento da religião que amo e professo.
    Obrigado meu irmão Rodrigo, entre idas e vindas, mesmo um tempo “afastado” de vcs do ICA nunca deixei de acompanhar e indicar seu trabalho, o qual me identifico muito, pois sem conhecimento fundamentado e livre, não existe liberdade, e liberdade como foi dito é uma das muitas virtudes que a Umbanda nos traz…
    Olha que legal… Eu já estava com a intenção de adquirir esse livro seu , e fui surpreendido com uma forma de presente de um filho da Casa que dirijo… Isso mostra que a relação “discípulo/mestre” deve ser saudável e respeitosa, enfim, sei que a leitura deste livro irá me auxiliar em muito no meu sacerdócio e consequentemente irá refletir aos que estão na corrente a qual dirijo.

    Obrigado nobre irmão, e que a luz de Aruanda esteja sempre contigo e os seus🙏.

  46. Era adepto do candomblé, fui puxado pela força e beleza dos orixás, mas infelizmente, estive em uma casa que não evolui espiritualmente, onde a vaidade se coloca à frente dos verdadeiros valores espirituais. Fiquei anos na dependência espiritual, pois apenas criavam a expectativa de algo iria acontecer, algo iria ser acrescentado, mas mas era apenas um jogo psicológico e prejudicial, sem falar na opressão por eu querer ir além. A umbanda é uma luz que surgiu, mas não frequento nenhum terreiro, pois não existe credibilidade, no momento sigo só, mas com sede de conhecimento, foi aí que me deparei com este livro, e senti uma oportunidade de sair da estagnação, e finalmente compreender a real finalidade da minha mediunidade e a real finalidade daquilo que se pratica nos terreiros, pois para mim, tudo sempre foi tudo muito mecânico, repetitivo e sem lógica, espero aprender muito aqui.
    Obrigado e um forte axé para todos!

  47. Sensacional sua explanação e visão da Umbanda, a maior beleza é a liberdade que ela oferece.
    Sempre senti nas minhas leituras, em essência com base kardecista, a falta de base para entender e conhecer melhor a Umbanda. E nada melhor que estudar com quem vive a religião, só assim para realmente entendê-la. Apesar disso ser óbvio, somos instigados a estudar inicialmente a mediunidade co
    leituras que tem base kardecista que no seu cientificismo vê os rituais da umbanda como misticismo e isso sempre me deixava intrigada, pois não é o que acredito. Parabéns pelo lindo trabalho e integrar a religião na era digital que estamos!

  48. Axé
    Estou ansiosa pra chegar na última página. Quero muito entender este universo que é a Umbanda. Gostaria de saber pra que serve cada item utilizado.
    Abraço e Saravá

  49. Eu não incorporou, sou médium intuitivo, áudio e algumas vezes de visualização, então não sei onde me e caixo. Então eu sou um ser único dentro da Umbanda, assim eu acho.

  50. Onde se encontra esse terreíro? Tá meio que terreiro utópico, desculpe, já passei por muitas coisas, então, não acredito em utopias.

  51. Adorando o livro. Nasci na umbanda e eles me distancie porque faltava algo. Fui ao espiritismo e descobri que o que faltava eram as respostas para as minhas muitas dúvidas. Hoje volto para a umbanda de coração aberto querendo resignificar seu sentido em minha vida.

  52. Estou iniciando na Umbanda, embora a Mãe diz sempre que eu deveria ter começado a bastante tempo.
    Rodrigo estou lendo alguns livros de Umbanda, mas… ao iniciar esse, não parava, queria mais e mais informações.
    Pelo que sinto, vou ter criar tempo para “devorar” o conhecimento total do livro.
    Abraços e sucesso sempre,
    Anamari

  53. Depois da pandemia algo dispertou em mim para estudar algumas religiões sem preconceito. E hoje estou aqui conhecendo e derrubando tabus. Sou católica de batismo, apaixonada por espiritualidade .

  54. Gostaria de expressar minha gratidão por sua sinceridade nos primeiros capítulos que compartilhou comigo. Suas palavras abriram um novo horizonte de pensamento e percepção, tocando em temas que, confesso, me cercavam com dúvidas e um certo preconceito enraizado.

    É raro encontrar alguém disposto a se expor tão abertamente e a tratar de assuntos complexos com tanta clareza e profundidade. Sua abordagem desafiou minhas convicções e me incentivou a olhar além das barreiras invisíveis que eu havia construído ao longo do tempo.

    A cada página virada, percebo que estou diante de um grande aprendizado, não apenas intelectual, mas também pessoal. Suas palavras estão me ajudando a desconstruir preconceitos antigos e a reconstruir uma perspectiva mais ampla e inclusiva do mundo.

    Agradeço imensamente por esta jornada de descoberta e reflexão. Estou ansioso pelos próximos capítulos e pelas novas lições que certamente virão.

  55. Estou muito agradecida por você compartilhar seus conhecimentos a cada página lida tenho um novo olhar para a vida.

  56. No primeiro capítulo já tive algumas impressões do sentido do livro e espero compreender bem a respeito. Como citado acima, haverão vertentes para debates de convergências mas o que move o mundo são as perguntas certo? Vamos aprender e dividir então!!! Gratidão!

  57. Bom dia à todos ! Sou Espírita há 16 anos, trabalhador da casa espírita há uns de 10 anos, passista e participante de reunião mediúnica há 1 ano. Não tenho mediunidade ostensiva e (não estou com pressa em desenvolve-la ), pois sei que tudo tem seu tempo de ser e acontecer mas, tendo a curiosidade de estar sempre aprendendo mais e vendo as diferenças doutrinárias e práticas entre Espiritismo e Umbanda, isso me levou estar frequentando, já há 4 meses um Terreiro e, há 1 mês comecei a participar dos trabalhos afim de aprender os ensinamentos de Umbanda, onde vejo que realmente esses dois tipos de trabalhos são muito distintos, porém muitíssimo importantes, por isso, repito, é importante aprender muito sobre eles! E como no início tudo é difícil e complicado, muitas perguntas ficam sem resposta. No Terreiro onde estou frequentando aqui em Minas Gerais, não está sendo diferente; há uma sistemática de que “é com o tempo que você vai aprendendo! essa resposta eu não posso te dar! isso é quando você alcançar tal nível! e etc…” , e isso tem me deixado muito desconfortável, fazer algo sem saber o porquê. Então quando vi você Rodrigo, no programa “Inteligência Ltda” apresentando o livro Mediunidade na Umbanda, logo o comprei e já li os 2 primeiros capítulos. Confesso que você está de parabéns em suas definições entre as duas doutrinas e seu livro me está sendo muito valioso, pois suas confirmações de que isso que acontece de forma geral aos iniciantes de Umbanda e se dá a falta de estudo de muitos de seus participantes e mesmo dos graduados mais antigos, trás compreensão de minha parte. O que reforça ainda mais em minha mente a necessidade de um estudo mais aprofundado do tema. A obra de Rubens Saraceni, apresentada por você e Alexandre Cumino e o modo de ensino doutrinário EAD, são da mais rica importância à todos que pretendem conhecer a fundo a Umbanda. Assim, tenho já de início, muito a lhe parabenizar e agradecer!

  58. Este livrou foi me dado de presente e veio até minhas mãos no momento que estou questionando tudo sobre a doutrina do terreiro que frequento. Seus ensinamentos serão extremamente pertinentes pra eu tomar uma decisão. Obrigado!

  59. Gostei muito desta iniciativa dos vídeos e uma maneira de complementar o conhecimento adquirido pela leitura de cada capítulo gratidao ….

  60. Muito feliz pelo aprendizado, linguagem simples e fácil de entender. Concordo com a parte que a umbanda não está tentando convencer ninguém a segui-la.

  61. Sarava!! Mojubá Pai Rodrigo!!
    Estou encantada com seus livros, um livro tecnica que nos proporciona uma leitura deleite, posso te chamar de Mestre,pois acompanho você e Alexandre Cumino, nesse verdadeiro desperto da umbanda. Gratidão, Gratidão,Gratidão.
    Também estou lendo ou melhor relendo o livro umbanda para iniciante, do qual você cita ser o primeiro da umbandologia, já tenho interesse em saber quando será lançado os próximos .Está excelente 👏🏼 👏🏼 👏🏼
    Axé 🌹 🌹 🌹

  62. Muito bom esses comentários, fico um pouco confuso quando a umbanda se distancia das religiões e se posiciona como religião, embora livre.
    Xamanismo é religião? Quando me perguntaram responde que não e sim grupo de pessoas que por algum motivo procurava estudar o desenvolvimento mediúnico, o caminhar para o bem de todos.

  63. Frequento um terreiro de Umbanda há 2 anos e meio, mas lá não tem estudos, então senti a necessidade de buscar conhecimento. Já ouvi falar do Saraceni, que ainda vou ler e, por ora, estou lendo este livro do Rodrigo Queiroz que me veio às mãos e já estou gostando muito, pois já abriu aqui um leque de possibilidades de estudos. Umbanda EAD também muito me interessa. Gratidão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Instituto Cultural Aruanda – Umbanda EAD
CNPJ: 08.717.697/0001-28
Rua Albuquerque Lins, 6-2, Falcão
Bauru-SP, CEP 17050-010
Telefone: [14] 3010-7777

Preencha o formulário para liberar o conteúdo